sábado, 18 de setembro de 2010

Empresa dos EUA cria gatos antialérgicos

Filhotes de gatos anti-alérgicos à venda pela Allerca - Divulgação







RIO - Olhos vermelhos, crises de espirro e falta de ar são coisas do passado. A empresa americana de biotecnologia Allerca afirma ter obtido os primeiros gatos hipoalergênicos do mundo. Os animais, que não produzem a proteína responsável por disparar reações alérgicas em humanos, a Fel d1, estão à venda no site da empresa pela módica quantia de US$ 4 mil.

Apesar do preço salgado, a lista de espera para levar um filhote antialérgico para casa é extensa. Desde 2004 a empresa recebe pedidos de pessoas que, apesar do grande amor que sentem pelos bichinhos, são alérgicas à Fel d1, proteína presente na pele, nos pêlos, na saliva e na urina dos animais.

O primeiro desafio da equipe de pesquisadores da Allerca foi identificar o gene responsável pela produção da substância alergênica. Em seguida, a empresa testou uma grande quantidade de animais até encontrar exemplares que, devido a uma divergência genética natural, não produzissem a proteína responsável pelas reações alérgicas em humanos. Esses gatos foram, então, submetidos a cruzamentos simples, dando origem a ninhadas antialérgicas.

Segundo um porta-voz da empresa, essa divergência genética é natural e não foi necessária qualquer alteração genética para a obtenção dos animais hipoalergênicos. Apenas paciência e persistência, já que apenas um em cada 50 mil gatos está livre da Fel d1.

Por fim, explica a Allerca em seu site, todos os animais obtidos no processo foram expostos a voluntários alérgicos à proteína Fel d1, sem que nenhum sitoma clássico - irritação nos olhos, no nariz e na pela - aparecesse.

recesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário